Connect with us

Curiosidades e Tecnologia

Brasil expande uso de mosquitos com wolbachia contra dengue

Brasil expande uso de mosquitos com Wolbachia para combater dengue, alcançando seis novos municípios em julho. Conheça os detalhes!

Avatar De Portal Chicosabetudo

Publicado

em

Wolbachia

O Ministério da Saúde do Brasil anunciou um importante passo no combate à dengue: a expansão do uso de mosquitos Aedes aegypti que carregam a bactéria wolbachia. A partir de julho, novos municípios começarão a receber esses mosquitos modificados. As cidades incluem Uberlândia, Londrina, Foz do Iguaçu, Presidente Prudente, Joinville e Natal.

A Secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, explicou que há critérios específicos que os municípios precisam atender para implementar essa estratégia. No entanto, os resultados até agora mostram que esse método é muito eficaz. Por exemplo, a cidade de Niterói, no Rio de Janeiro, foi uma das primeiras a adotar esse projeto em 2014, durante a fase de pesquisa. Os resultados impressionam: houve uma redução de 69,4% nos casos de dengue, 56,3% nos casos de chikungunya e 37% nos de zika.

Outras cidades e a expansão internacional do Método Wolbachia

Além de Niterói, outras cidades brasileiras como Rio de Janeiro, Campo Grande e Petrolina em Pernambuco também estão utilizando essa inovadora estratégia. Importante destacar que o Brasil não está sozinho nessa luta: a Indonésia e mais três países estão colaborando nessa pesquisa, juntamente com o World Mosquito Program.

Essa expansão representa um avanço significativo na luta contra doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, oferecendo uma solução biológica e sustentável para reduzir a incidência dessas doenças.

Mais Lidas