Morre Wanderley Tribeck, primeiro intérprete do palhaço Bozo, aos 73 anos

Morre Wanderley Tribeck, o primeiro Bozo do Brasil, aos 73 anos após infarto em Balneário Camboriú.

Wanderley Tribeck, conhecido carinhosamente como Wandeko Pipoca, faleceu na última terça-feira (18) aos 73 anos. O ator, que foi o primeiro a interpretar o famoso palhaço Bozo na televisão brasileira, morreu em Balneário Camboriú, Santa Catarina. Segundo informações divulgadas por familiares nas redes sociais, Tribeck sofreu um infarto e foi atendido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), mas não resistiu, falecendo por volta das 23h.

Tribeck foi um ícone para muitos, dando vida ao personagem Bozo entre 1980 e 1985. Sua trajetória na televisão incluiu passagens por emissoras como TV Gazeta, Band e SBT. Nos últimos anos, o artista dedicou-se à vida religiosa, atuando como pastor evangélico em Criciúma, também em Santa Catarina. Em 2023, ele lançou sua biografia intitulada “Da Morte para a Vida”.

Em uma mensagem emocionada nas redes sociais, Wanderley Tribeck Jr, filho do ator, lamentou a perda. “Pai, você sempre foi minha referência. Falei com o senhor ontem. Você estava bem. Pai, para quem vou ligar agora? Você é meu melhor amigo. Pai, suas netinhas estavam te esperando. Ainda não acredito”, escreveu.

Tribeck foi selecionado para o papel de Bozo em 1979 e teve uma passagem marcante pelo SBT até 1982, quando deixou a emissora após um desentendimento com Silvio Santos. Em uma de suas entrevistas, ele comentou sobre a concorrência com a apresentadora Xuxa: “Eu saí do ar por causa da Xuxa! Como é que eu vou concorrer com a Xuxa e as paquitas, mostrando bumbunzinho? Entrou um lado sexual. Os homens estavam todos vendo a Xuxa, não queriam mais ver o Bozo”.