Connect with us

Cenário Político

Dilma deve convocar reunião sobre zika para Quarta-feira de Cinzas

Avatar De Chicosabetudo

Publicado

em

A presidente Dilma Rousseff deve convocar para o próximo dia 10, Quarta-feira de Cinzas, em Brasília, reunião com ministros do governo para voltar a discutir ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, que transmite o vírus zika. A presidente viajou nesta sexta-feira a Porto Alegre para passar o carnaval e deverá retornar a Brasília entre terça e quarta-feira.
 
O vírus é apontado pelo governo brasileiro como o responsável pelos casos de microcefalia que têm sido registrados em recém-nascidos desde o fim do ano passado no país. A Organização Mundial de Saúde (OMS) chegou a decretar estado de emergência em saúde pública internacional em razão desses casos.
 
Mesmo sem confirmação oficial, alguns ministros como Jaques Wagner (Casa Civil) e Edinho Silva (Comunicação Social) já estão se preparando para retornar a Brasília a tempo de participar da reunião com a presidente.
 
Ao longo das últimas semanas, a presidente convocou reuniões semanais com integrantes do alto escalão do governo para discutir ações contra o zika.
 
Entre as decisões que saíram desses encontros, estão o pagamento do Benefício de Prestação Continuada (equivalente a um salário mínimo) às famílias que tiverem crianças diganosticadas com microcefalia; a distribuição de repelentes para grávidas que recebem o Bolsa Família (cerca de 400 mil mulheres); e a atuação de militares das Forças Armadas no dia nacional de mobilização contra o mosquito.
 
No dia 13, cerca de 220 mil militares das Forças Armadas estarão em 356 municípios do país para tentar erradicar os criadouros do mosquito Aedes aegypti, responsável por transmitir o zika.
 
Além dos militares, participarão da operação nacional representantes dos governos estaduais, municipais e agentes de combate a endemias.
 
De acordo com o Ministério da Defesa, os militares distribuirão no dia de mobilização material impresso com orientações para a população sobre como combater os criadouros do Aedes aegypti que, além de transmitir o zika, também transmite os vírus da dengue e da febre chikungunya.
 
A pasta informou que a meta do dia de mobilização é visitar três milhões de residências em 356 cidades do país.
 
"Para a distribuição do efetivo das Forças Armadas, nessa fase de mobilização, foram considerados os municípios com maior incidência das doenças transmitidas pelo mosquito e os que contam com organizações militares instaladas", explicou o ministério.
Continuar lendo

Mais Lidas