“Vacina boa é vacina no braço” é o mote da campanha lançada pela UPB contra escolha de fabricantes da vacina
Show de prêmios, carro de som na rua e campanhas de redes sociais são algumas das ações adotadas pelos municípios baianos para incentivar a vacinação da população. Nesta quarta-feira (30), a União dos municípios da Bahia (UPB) reforçou o incentivo com uma campanha para que as pessoas não escolham a fabricante do imunizante. “Vacina boa é vacina no braço” é o mote da propaganda veiculada pelas redes sociais da entidade.
No estado, um total 4,8 milhões de pessoas já tomaram pelo menos uma dose do imunizante contra o coronavírus e a prova do efeito benéfico da vacinação no combate aos casos graves da doença é que a Bahia registrou, segundo a Secretária Estadual da Saúde (Sesab), uma queda de 77% nas internações de pessoas acima de 60 anos, comparando de março a junho deste ano com o mesmo período do ano passado.
Criatividade e conscientização a favor da vacinação
Em Catu, o prefeito Pequeno Sales tomou a decisão de se vacinar com a dose de Astrazeneca para incentivar a população que receava a reação à vacina. O gestor pediu o reforço da Câmara de Vereadores para a conscientização da população. “A gente como agente político tem que dar o exemplo”, conta. No município, a prefeitura também promoveu campanhas com uso de carro de som, spot nas rádios e postagens em redes sociais. Catu está entre as 10 cidades baianas com maior percentual de população vacinada.
Em Bom Jesus da Lapa, no Oeste baiano, a prefeitura sorteou eletrodomésticos para gestantes e pessoas com segunda dose aprazadas que buscaram o posto de saúde para se vacinarem. Também foi lançado o “Arraiá da Vacina” com música e decoração junina nos locais de vacinação. “Nós estávamos com mais de 600 doses paradas e a gente está procurando a população e as comunidades para que as pessoas tomem a segunda dose. Estamos distribuindo prêmios doados pelos comerciantes, a quem agradeço pelo apoio para vacinar nossa população”, destacou o prefeito Fábio Nunes.
Todo conteúdo publicado pela UPB está disponível nas redes sociais da instituição e pode ser reproduzido pelos municípios interessados em divulgar. Para ilustrar a campanha foram utilizadas imagens dos funcionários da UPB que já foram vacinados por faixa de idade e imunizantes de diferentes laboratórios.