Mais de 4 mil indianos recebem água do mar no lugar de vacinas contra Covid 

Mais de 4 mil indianos recebem água do mar no lugar de vacinas  -Créditos: Redes sociais

Na Índia, mais de 4 mil pessoas podem ter recebido água do mar no lugar de uma dose de vacina contra a covid-19. Segundo informações da imprensa local, 14 pessoas foram presas suspeitas de participarem de um esquema para aplicação de vacinas falsas.

Segundo informações, o esquema contava com a participação de profissionais da saúde, incluindo o dono de um hospital particular. Nesta segunda-feira (5), autoridades fecharam o hospital e todo o dinheiro arrecadado pelos fraudadores, 1,24 milhão de rúpias (o equivalente a cerca de R$ 850 mil) foi confiscado, junto com um carro.

De acordo com as investigações, os suspeitos enchiam ampolas com água do mar e cobravam uma taxa para aplicar o imunizante nos inscritos. Ao todo, dos 12 postos volantes montados por eles desde o final de abril, pelo menos 9 aplicaram vacinas falsas em um total de 4.077 pessoas.

Desde abril, a Índia sofre com uma onda brutal de aumento de casos e mortes por covid-19. O governo intensificou os esforços de vacinação e até o momento já aplicou quase 350 milhões de doses de imunizantes. O país já registrou mais de 30 milhões de casos (o 2º maior número do mundo) e 402 mil óbitos (o 3º maior) pela doença.