Na próxima quarta-feira (26), o Prefeito de Paulo Afonso, Dr. Anilton Bastos Pereira e o Procurador-Geral do Município Dr. Flávio Henrique Magalhães Lima estarão em Brasília(DF). A viagem tem por finalidade a assinatura do termo de transferência da titularidade e da gestão do Hospital Nair Alves de Souza para a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), em caráter definitivo.
{relacionadas}O termo de compromisso envolve a CHESF, UNIVASF, o governo do estado da Bahia e o município de Paulo Afonso. Ao longo dos últimos anos, a Companhia Hidroelétrica do São Francisco e a prefeitura de Paulo Afonso trabalham em parceria na gestão daquela unidade de saúde, em busca da sua transferência para a Universidade do Vale do São Francisco, como parte integrante da criação do curso de Medicina em Paulo Afonso.
A clausula segunda das obrigações das partes estabelece o prazo de trinta dias a contar da data da assinatura do termo em comum acordo entre a UNIVASF, a EBSERH, a SESAB, a SMS de Paulo Afonso e a CHESF. O repasse do HNAS é parte do contexto das propostas anunciadas pelo reitor da UNIVASF Julianelli Tolentino de Lima quando aqui esteve em 2012 no lançamento da pedra fundamental do 3º Campus da Universidade do Vale do São Francisco.
Na ocasião, Tolentino destacava a participação decisiva do então deputado federal Josias Gomes, atual secretário de Relações Institucionais do governo Rui Costa, do deputado estadual Paulo Rangel, do prefeito Anilton Bastos Pereira e a participação fundamental da CHESF na doação do hospital Nair Alves de Souza. O curso funciona provisoriamente do Centro de Formação Profissional de Paulo Afonso (CFPPA)
O repasse da instituição sela o reconhecimento, por parte da CHESF, de que os agentes envolvidos encontram-se preparados para gerir sua memória e garantir o aporte de recursos para o custeio do hospital até o final do período de transição, sentencia o gestor de Paulo Afonso.