A seleção brasileira de futebol masculino sofreu, mas derrotou nesta terça-feira (3) o México nos pênaltis e avançou para a final dos Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão.
Apesar do Brasil ter tido mais a posse de bola no decorrer dos 120 minutos, o duelo foi muito disputado e nervoso, principalmente na etapa inicial. A equipe comandada por André Jardine teve um pênalti, mas o árbitro voltou atrás na decisão após consultar o VAR.
O artilheiro Richarlison, por sua vez, quase evitou a prorrogação ao acertar a trave em um arremate de cabeça, que conseguiu graças ao passe açucarado de Daniel Alves.
Os mexicanos, no entanto, não ficaram só olhando e criaram excelentes oportunidades nos contra-ataques e nas jogadas aéreas, mas não conseguiram passar pelo goleiro Santos.
Após uma prorrogação sem grandes chances de gols, a primeira vaga para a final foi decidida na marca da cal. O Brasil acertou todas as quatro cobranças que realizou, já os mexicanos marcaram apenas um e perderam o confronto por 4 a 1.
O Brasil disputará pela quinta vez na história uma decisão olímpica do futebol masculino, sendo a terceira consecutiva. A final acontecerá no sábado (7), em Yokohama, contra Japão ou Espanha. (ANSA).