O prefeito Luiz de Deus, o secretário de Saúde, Adonel Júnior, o procurador do município Igor Montalvão e o administrador do BTN, Luiz Humberto, participaram nesta quarta-feira (18), de uma audiência pública promovida pela bancada de Deputados Federais da Bahia sobre o Hospital Nair Alves de Souza (HNAS).
Para o prefeito, esses diálogos são importantes e configuram a luta incessante do município para encontrar a melhor solução para o HNAS. “O munícipio vem sofrendo para custear integralmente o HNAS, dos três entes que estão envolvidos, nós somos o que tem menor capacidade de custeio”, diz o gestor.
O diretor Chesf, Adriano Soares, corroborou com a fala do prefeito e ainda reforçou que o município de Paulo Afonso atende não somente aos munícipes, mas também pacientes de outros estados. “Realmente o município não tem como bancar um hospital que atende não somente a Paulo Afonso, mas a uma região”.
Ao final, os deputados da bancada se comprometeram a dialogar junto com o Ministério da Saúde e da Casa Civil na tentativa de buscar uma decisão concreta para o futuro do HNAS.
Com o déficit nas arrecadações, a Prefeitura vem trabalhando de forma árdua e contínua para que os serviços prestados à população não sejam prejudicados, mesmo a gestão do HNAS trazendo uma sobrecarga financeira mensal de cerca de 5 milhões para os cofres.
Sob a responsabilidade do município, além do HNAS, estão o Hospital Municipal de Paulo Afonso, A UPA Covid, as unidades de Atenção Básica de Saúde, cumprindo assim, o seu papel de fomentador da saúde pública municipal.
Ainda participaram da audiência o presidente da Câmara dos Vereadores, Pedro Macário; o presidente da Ebserh, Oswaldo de Jesus Ferreira; o presidente da Associação Brasileira de Hospitais Universitários e de Ensino (Abrahue), José Geraldo Lopes Ramos; a representante do Ministério da Saúde, Maíra Botelho; o coordenador do curso de medicina da Univasf, Sydney Correia Leão e parlamentares da bancada baiana.