Polícia investiga caso de crianças que eram ‘alugadas’ e obrigadas a pedir esmola nas ruas de Salvador 

Polícia Civil da Bahia -Créditos: Divulgação

Nesta quinta-feira (23), a Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra a Criança e o Adolescente (Dercca) de Salvador – BA iniciou uma operação para investigar casos de exploração e trabalho infantil. Durante a ação, 20 crianças foram encaminhadas para o Conselho Tutelar.

De acordo com a polícia, cerca de cinco crianças estavam “emprestadas ou alugadas” pelas famílias, para serem obrigadas a mendigar nas ruas de Salvador. Ainda de acordo com a polícia, algumas das crianças ainda são bebês de colo.

“Recebemos informações que crianças eram emprestadas ou alugadas para adultos e praticavam a mendicância, em semáforos e outros locais com movimentação na cidade. Existe um contexto social que não podemos deixar de lado. A exploração dessas crianças é crime, mas o combate a estas práticas também passa pelo viés do acolhimento”, disse a delegada da Dercca, Simone Moutinho.

Os familiares e adultos que estavam com as crianças prestaram depoimentos e um inquérito foi instaurado para investigar a prática de exploração infantil.