Um dia após o deputado federal Mário Negromonte Júnior (PP), oficializar convocação do presidente da Chesf, Fábio Alves, para explicar a construção de um muro de concreto em cima do ‘paredão’ até às margens do Rio São Francisco que está bloqueando o acesso a áreas de lazer e de banho em Paulo Afonso-BA, a empresa publicou nota oficial informando que a interdição é apenas temporária e tem o objetivo de implantar obras nos diques de PA. Veja abaixo:
“Para melhor preservar a segurança e o bem estar de toda a população do entorno das suas barragens e diques, a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) vem desenvolvendo um conjunto de ações de preservação e manutenção das Áreas de Segurança de Barragens que, na Regional de Paulo Afonso (BA), inclui o Complexo Hidrelétrico, as usinas Luiz Gonzaga (Itaparica) e Xingó.
As áreas de segurança estão sendo delimitadas e identificadas, em atendimento à Lei nº 12.334/2010 (artigo 8º – inciso VI) e regulamentação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
A Chesf reforça a importância do projeto e esclarece que a sua execução não interferirá no acesso às áreas públicas do Município, sobretudo àquelas destinadas ao lazer e turismo.
A situação de interdição de acesso à crista dos diques é temporária para possibilitar a realização dos serviços.
As áreas que estão sendo delimitadas permanecerão com acesso público de forma controlada, permitindo práticas esportivas saudáveis, como caminhadas e ciclismo, contudo proporcionando maior segurança à população.
A Chesf, atenta aos anseios da comunidade, está em diálogo com a Prefeitura Municipal para definição das ações que visam tornar os diques mais aprazíveis para a comunidade.
O diretor de operação da Chesf, João Henrique Franklin, explica que “Os diques têm funções técnico-operacionais imprescindíveis para a segurança dos empreendimentos e de toda população”. As obras de melhoria em curso trarão muitos benefícios para toda população.