Em mais um ano, o mês de outubro chega para alertar a sociedade sobre a necessidade de olhar com mais atenção para a saúde das mulheres.
O “Outubro Rosa”, como é conhecido mundialmente, é um movimento que existe desde 1990 nos EUA e que teve seu símbolo lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure durante a primeira Corrida pela Cura na cidade de Nova York.
A primeira iniciativa da campanha no Brasil aconteceu em 2002, quando o ‘Mausoléu do Soldado Constitucionalista’ (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera em SP) ganhou uma iluminação na cor rosa. Mas, somente em 2008 a movimentação foi verdadeiramente abraçada em vários estados brasileiros.
Atualmente, o movimento é marcado por ações de conscientização sobre o diagnóstico precoce, prevenção e cuidados com o câncer de mama e de colo de útero, e pela luta por direitos voltados ao atendimento médico, suporte psicológico e tratamento acessível e de qualidade.
Estamos falando de doenças graves, e que são as principais causas de morte em todo o mundo.
Você sabia que é possível identificar câncer através de exames de sangue?
Exames de sangue simples como o Hemograma, por exemplo, são capazes de captar sinais de irregularidades na quantidade de glóbulos vermelhos e de identificar células atípicas que possam indicar a presença de câncer. Mas, também existem exames de sangue específicos e mais precisos, como é o caso dos marcadores tumorais CA.15-3, CEA e o CA 125.
CA.15-3: É o mais sensível e específico exame que monitora o tratamento e verifica a recorrência de câncer de mama.
CEA: O CEA (Antígeno Carcinoembrionário) é uma proteína encontrada em pequenas quantidades no organismo de pessoas saudáveis, mas que quando elevada se torna um indicativo de câncer.
CA 125: É realizado para verificar a presença ou desenvolvimento futuro de algumas doenças, como câncer de ovário, endometriose ou cisto no ovário.
Além dos exames de sangue, também é possível detectar câncer, identificar riscos e diagnosticar outras doenças graves através de exames como:
CITOLOGIA ONCÓTICA (Preventivo): O preventivo, conhecido também como exame Papanicolau, é um teste realizado em mulheres que já iniciaram a vida sexual e tem objetivo de detectar os primeiros sinais de desenvolvimento de câncer de colo de útero ou demais doenças sexualmente transmissíveis que acometem os órgãos genitais feminino, prevenindo a evolução ou complicações.
Há mais de 45 anos o Labipa está presente em todos os momentos da vida dos pauloafonsinos e municípios circunvizinhos, e vem construindo a sua história através do cuidado e segurança com a saúde de todos, inclusive de inúmeras mulheres.
Por esse motivo, o Labipa se integra à campanha do Outubro Rosa com foco na prevenção e incentivo aos cuidados e bem-estar feminino, através do lançamento de pacotes promocionais de exames para que mais mulheres possam ter acesso aos serviços de diagnóstico e possam bem viver mais de maneira saudável.
Encontre a unidade mais próxima de você e obtenha mais informações:
LABIPA CENTRAL: Rua Otaviano Leandro de Moraes Nº 828, Centro. Paulo Afonso – BA.
TEL: (75) 3281-3727 / (75) 3281-6519 WHATSAPP: (75) 9 8864-5359
LABIPA BTN: Rua Wilson Pereira Nº 142, BTN 3. Paulo Afonso – BA
TEL: (75) 3281-0817 WHATSAPP: (75) 9 8864-4795
LABIPA DELMIRO GOUVEIA: Rua Boa Vista Nº 80, Centro. Delmiro Gouveia – AL
TEL / WHATSAPP: (82) 9 8237-1020