Hoje em dia podemos realizar praticamente todas as nossas obrigações por meio da internet, desde “ir a faculdade” até fazer a compra do mês no supermercado. O objetivo da internet sempre foi encurtar as distâncias, tornando possível a comunicação de uma pessoa nos Estados Unidos com outra no Japão, por exemplo.
Porém desde o início da internet no Brasil, os jovens brasileiros já logo se “apossaram” dos chats e programas de conversa disponíveis, que eram bem limitados em relação aos aplicativos que temos hoje em dia. No início dos anos 2000 era necessário possuir um computador enorme para conseguir se conectar à internet e poder conversar com seus amigos, mesmo com dificuldades, era possível conhecer uma pessoa de outra cidade ou até de outro estado sem sair de casa.
No entanto, tudo isso mudou muito rápido, hoje em dia os celulares se popularizaram e com eles o uso dos aplicativos de conversa se tornaram muito mais acessíveis. Inclusive a maneira como os jovens socializam hoje é totalmente diferente. Acostumados ao ambiente digital, criar seu perfil, escolher a sua melhor foto e atualizar constantemente suas redes socias se tornou uma prática simples e diária.
Chegamos assim na Era dos namoros online
Vivemos uma época onde encontrar um parceiro se tornou muito mais fácil. Porém, muitos ainda tem dificuldade em encontrar o “match” perfeito… No entanto, já existem aplicativos e sites de relacionamento especializados, como o Lovinos, em ajudar duas pessoas com gostos e interesses parecidos, a se encontrarem.
Durante a pandemia tivemos um grande problema para nos conectar com outras pessoas, ou pior ainda, conhecer novas pessoas se tornou praticamente impossível. Sendo assim, a única maneira de conhecermos uma pessoa nova foi através dos nossos computadores e celulares.
O “novo normal” dos relacionamentos
Boa parte das pessoas que procuravam alguém para se relacionar antes da pandemia, já usavam os aplicativos e sites de encontro online para descobrirem novos parceiros.
O Instituto de Pesquisa de Estatística do Cérebro nos Estados Unidos, divulgou que aproximadamente 50 milhões de pessoas nos EUA já utilizaram plataformas de namoro online. Já, em 2015, o Centro de Pesquisa Pew mostrou que mais da metade (59%) das pessoas acreditam que estes sites e aplicativos são uma boa maneira de se conseguir um encontro real.
Visto com desconfiança no passado, os namoros que começam através de mensagens no ambiente virtual agora é uma realidade que veio para ficar. Em 2012, a Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos publicou um estudo que avaliou 19 mil casais entre 2005 e 2012. A pesquisa mostrou que os casais que tinham se encontrado via sites de namoro se mostraram mais felizes com o casamento do que aqueles que tinham se encontrado “offline”.
Trecho do estudo:
“As pessoas que encontraram suas esposas(os) em um ambiente online disseram estar mais satisfeitas com eles do que aqueles que se encontraram em um ambiente offline”.
Além disso, o estudo encontrou menor taxa de separação ou divórcio entre os casais que se formaram a partir de um site de relacionamento online.
Dicas importantes
Mesmo com a “normalização” dos namoros online, temos que estar sempre atentos com as informações que divulgamos na internet. É importante que os usuários estejam sempre cientes que do outro lado existe um ser humano, portanto é necessário ter em mente alguns cuidados básicos ao conhecer pessoas pela internet, como;
- Evitar compartilhar informações pessoais; como endereço da sua casa, seu CPF, ou o local onde trabalha, etc.
- Marcar o primeiro encontro em locais movimentados, para que possa se sentir inclusive mais seguro(a).
- Marque conversas de vídeo para conhecer de verdade a outra pessoa
Esses cuidados são muito importantes, já que hoje toda a nossa vida se encontra “online”.
Inclusive, hoje em dia existem jogos que criam uma realidade virtual onde podemos criar avatares com o nosso estilo e conhecer o avatar de outras pessoas. Interagir com elas e virarmos amigos. Além disso, as novas gerações são mais diretas, e sendo assim, eles se adaptaram muito bem aos sites e aplicativos de namoro onde facilmente se mostra interesse na outra pessoa e descobre logo se recebe o mesmo de volta.
É claro que a duração dos relacionamentos vai depender dos interesses das partes envolvidas e como qualquer relação… da química que existe entre o casal.
Porém, os dados das pesquisas mostram que se relacionar através de plataformas digitais se tornou um hábito mais comum do que imaginávamos no passado. Portanto, desde que tomando os cuidados necessários, é possível sim, criar conexões verdadeiras e duradouras.