Um vídeo compartilhado nas redes sociais mostra um homem algemado em moto da Polícia Militar sendo obrigado a correr para acompanhar o veículo. O caso ocorreu na região da Vila Prudente, Zona Leste de São Paulo, nesta terça-feira (30).
Na gravação, é possível ouvir que por trás da câmera, pessoas dão risada e uma delas debocha da situação: “Olha, algemou e está andando igual a um escravo. Vai roubar mais agora?“, questiona.
Veja:
https://www.instagram.com/reel/CW8OkNxlQvA/?utm_medium=copy_link
As imagens foram compartilhadas em diversos perfis do Instagram e Twitter e geraram bastante revolta entre os internautas, que pediram por justiça e acusaram a corporação de racismo.
Em nota, a Polícia Militar disse que instaurou um inquérito para apurar o caso e que repudia tal ato.
“A Polícia Militar, imediatamente após tomar ciência das imagens, determinou a instauração de um inquérito policial militar para apuração da conduta do referido policial e o seu afastamento do serviço operacional. A Polícia Militar repudia tal ato e reafirma o seu compromisso de proteger as pessoas, combater o crime e respeitar as leis, sendo implacável contra pontuais desvios de conduta“, diz o comunicado.