O líder do governo na Câmara Vereador Marconi Daniel(PV), revelou nesta sexta-feira, 25, durante a abertura dos festejos de São Francisco, que vai propor aos colegas durante a sessão plenária da próxima segunda-feira, 28, a dispensa das formalidades em relação ao Projeto de Lei do executivo que propõe o Tombamento da Igreja de São Francisco. Um dos primeiros prédios do município, a igreja é um dos monumentos históricos de maior valor afetivo para os pauloafonsinos, conforme lembrou Marconi. “Tenho convicção de que os colegas não irão se opor a iniciativa” enfatizou.
O Templo católico-romano construído em 1949 é um dos poucos patrimônios remanescentes da criação do município e é considerado pela geração atual como um cartão de visitas da nossa cidade, afirmou o parlamentar.
O tombamento histórico e cultural da igreja permite que sejam mantidas suas características originais, preservando, assim, a história do município, conforme preconiza o projeto de Lei de autoria do executivo.
Tanto a Igreja de São Francisco quanto a Igreja Nossa Senhora de Fátima guardam obras de arte e um pouco da história da cidade e da região e devemos preservar o patrimônio histórico de Paulo Afonso. Através deste projeto de lei protegemos esta história, justificou o padre Celso Anunciação um dos mais entusiastas com o tombamento.
A aprovação do Projeto de Lei ocorre coincidentemente na semana dos festejos de São Francisco, cuja data magna é dia 4 de outubro, que acontece ininterruptamente desde 1950.