Com 52 pontos ganhos, 59.8% de aproveitamento, vice-líder do G-4, o triunfo de sábado passado no Ba-Vi, além do empate do Botafogo com a Luverdense, pela 29ª Rodada, permitiu que o Vitória se aproximasse do líder. Agora são apenas quatro pontos de diferença, dando ao time Rubro-negro a chance de lutar não só pela vaga para a 1ª Divisão, a Série A de 2016, mas também pelo título da Série B do Campeonato Brasileiro deste ano.
Os principais sites de prognósticos de futebol no Brasil, entre eles o Infobola e o Chance de gol, resumem a luta pela conquista do título da Série B entre Botafogo e Vitória, apontando uma larga vantagem para os cariocas, que têm 55 pontos, faltando nove rodadas para o término da competição da CBF. Além disso, os dois clubes são apontados como grandes favoritos para garantir duas, das quatro vagas, do G-4, entre os times que sobem para a Série A em 2016.
No site Chance de gol, o Vitória tem 16% de chance para ser campeão, e 93.7% de chances de estar entre os 4 primeiros ao final da competição. No site Infobola, que apresenta números calculados pelo matemático Tristão Garcia, o Rubro-negro tem 91% de probabilidades para garantir sua volta à 1ª Divisão do Brasileiro. Com uma vantagem: os próximos quatro jogos, 12 pontos decisivos, o time do técnico Vagner Mancini não tem nenhum confronto direto pelo G-4, sem três em Salvador, contra Boa Esporte, Paraná e Náutico, e um fora, contra o CRB, em Maceió.
Se tiver competência, vencer seus jogos em casa, e até empatar com o CRB, com mais 10 pontos, o Vitória chega aos 62 pontos ganhos e pode comemorar a sua volta à 1ª Divisão na partida contra o Náutico, de recife, em Salvador, provavelmente no Estádio Barradão, na Toca do Leão, por ser um jogo no sábado à tarde, válido pela 33ª Rodada da Série B do Brasileiro.
Os jogadores do Vitória se reapresentaram ontem à tarde no CT da Toca do Leão. Os que não atuaram sábado e mais Jorge Wagner, Flávio e David, que entraram no decorrer do segundo tempo, participaram de um coletivo contra o Sub-20 que joga quarta-feira, contra o Atlético Mineiro, no Barradão, pela 2ª fase da Copa do Brasil. Os jogadores que iniciaram a partida – Júnior Fernandez, Diogo Mateus, Kanu, Ramon, Diego Renan, Amaral, Pedro Ken, Rhayner, Escudero, Vander e Elton – foram liberados até esta terça-feira, às 9 horas.