A prefeitura de Glória, através da secretaria municipal de assistência social, se fez presente em um dos eventos mais representativos para a nossa sociedade, A X Conferência Estadual de Assistência Social com o tema Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026 e Pacto Republicano no SUAS rumo 2026: o SUAS que temos e o SUAS que queremos foram o tema principal e o lema do encontro, que levou os delegados eleitos nas conferências municipais a analisar, propor e deliberar as diretrizes para gestão e financiamento do SUAS.
Durante dois dias (03 e 04), sociedade civil, gestores, profissionais e usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), sendo 555 delegados e 442 convidados, se reuniram em grupos de trabalho, para discutir e deliberar uma série de propostas relacionadas às cinco dimensões previstas no programa, entre elas Dignidade Humana e Justiça Social, Participação Social, Primazia da Responsabilidade do Estado e Qualificação do Trabalho no SUAS na consolidação do Pacto Federativo.
O município de Glória foi representado pelos conselheiros municipais de Assistência Social, Sr. Acurcio Gomes Melo (presidente do CMAS) e Daiane Castor Braz (conselheira); Maria São Pedro/Coordenadora do CRAS, Nelia Tatiana Santos/Coordenadora da Proteção Social Básica e vice- presidente do CMAS e a Secretária Municipal, Edielg Vieira Santos.
A Regionalização da Assistência Social, fortalecimento no acompanhamento às famílias, plano de cargos, carreira e salários, 10% do orçamento público para o setor, ampliação do cofinanciamento, participação dos territórios e igual proporção na composição dos conselhos estadual e nacional para gestores, trabalhadores, sociedade civil e usuários do Sistema Único de Assistência Social na Bahia. Essas foram umas das muitas deliberações que serão levadas à conferência nacional, prevista para acontecer no período de 7 a 10 de dezembro, em Brasília.