A cidade de Paulo Afonso vem sendo presenteada com belíssimas imagens de pintura e grafite depois do projeto #colorindoPauloAfonso idealizado por Edson Chucky. Chucky é um artista pauloafonsino, desenhista há alguns anos e iniciou no mundo do grafite recentemente com o auxílio de Edson Bizarro.
Com um grupo de desenho a todo vapor, Chucky, juntamente com o Bizarro, organizou uma oficina de grafitti e a partir daí a cidade foi ganhando mais cores e belezas. Muros antes sem graça alguma receberam vida com os desenhos e grafites da equipe liderada por eles. Até madeirites que cobriam obras foram coloridos com o charme dessa arte de rua tão original.
Diante de tantas belas cores na cidade, Chucky e sua turma foram convidados para colorir o espaço da calistenia em Paulo Afonso e o resultado foi a união de 2 artes de rua fantásticas e que casaram muito bem.
Mas o que é a calistenia? Onde ela acontece aqui em Paulo Afonso? Como ela surgiu por aqui?
A calistenia é um método ou conjunto de exercícios físicos, espécie de ginástica rítmica, sem uso de aparelhos, para dar beleza, força e vigor ao corpo.
O retorno desta modalidade, agora em versão aprimorada, evidencia duas tendências no mundo do Fitness: “A busca por exercícios mais atrativos e a vontade de sair da rotina de treinos em ambientes fechados e limitados,”diz Jacó, Fundador do Calistenia Paulo Afonso/Ba.
Diversos exercícios podem ser praticados durante o treino, usando apenas o peso corporal. São movimentos de força e acrobacias realizadas em solo e barras de ferro, normalmente ao ar livre. Para isso, há necessidade de exercícios de fortalecimento com barras, flexões e abdominais, bem como, alongamentos a fim de aquecer os músculos e preparar as articulações, evitando lesões.
Dentre os exercícios calistênicos, tem alguns movimentos que chamam bastante atenção. São eles: Human-Flag (Bandeira Humana), Back-Lever (Elevação das Costas) e Front-Lever (Elevação Frontal). São movimentos impressionantes que o praticante sustenta o próprio corpo esticado na horizontal apenas com as mãos na barra. Foi estes movimentos que inspirou Jackson Jacó, de 27 anos. “ Eu conheci a calistenia vendo vídeos na internet. Comecei a treinar o back-lever, (elevação das costas) bandeira humana (elevação lateral), e percebi que era muito difícil”.
“Inicialmente, comecei a treinar sozinho na praça do Casquetinho. Acordava às 05:00h da manhã e, praticava os exercícios básicos usando o APP MADBARZ que definia rotinas de exercícios. Os exercícios repetitivos eram e, é uma constante até hoje (risos). No app contém níveis para iniciante, intermediário e avançado. Hoje, considero-me intermediário.”
Após períodos de treinos no Casquetinho, optei por treinar na Praça da Vila Militar.
E, ao longo destes treinamentos, sempre publiquei fotos e vídeos em redes sociais. Isto foi chamando a atenção de amigos e, como consequencia, foram surgindo mais e mais pessoas que deixaram o sedentarimos de lado e iniciaram suas atividades físicas dentro desta modalidade.
Exercícios virais
Com a maçante propagação desta modalidade na internet, é uma história recorrente entre os jovens brasileiros praticantes de calistenia. Alguns vídeos têm visualizações na casa dos milhões, como o vídeo Superhuman Bodyweight Workout Domination, do atleta Frank Medrano, tem mais de 28 milhões. Outro exemplo é o vídeo Higher Power Workout Motivation! – Bar Brothers, dos atletas Lazar Novovic e Dusan Djolovic com mais de 8 milhões de visualizações.
Como diversos outros sistemas de ginástica, a calistenia foi criada no século 19. Tem origem na ginástica sueca e foi apresentada, nos Estados Unidos, com uma forma de exercícios para mulheres, antes de ser introduzido nas escolas. A palavra vem do grego antigo, Kálos,que significa beleza, e Sthénos, força.
Tendência
O American College of Sports Medicine (ACSM), a partir de uma pesquisa com mais de 3.400 profissionais da saúde e condicionamento físico de todo o mundo, inclusive do Brasil, colocou o body weight training, ou treinamento com o peso corporal, em primeiro lugar na lista das tendências fitness para 2015. “O body weight training usa o mínimo de equipamentos, isso o torna muito acessível”, afirma o relatório da ACSM.” Essa tendência permite que as pessoas voltem ao básico nos exercícios.”
Os treinos aconteciam na Vila Militar 4 vezes por semana. Durou cerca de 5 meses. A partir daí, desenvolvi um espaço de treinamento adequando para a prática calistênica.
Ficou curioso(a)? Faça-nos uma visita. Contato no final da matéria.
Como surgiu a ideia de grafitar o espaço?
A ideia de grafitar o espaço e pintar as paredes com movimentos da calistenia partiu de Jacó que, ao convidar Chucky firmou essa parceria que deu muito certo. Os desenhistas de Paulo Afonso foram os responsáveis por esse espaço tão vibrante e desafiador para a atividade física. Se os vídeos e fotos da atividade já são instigantes, com um cenário desses eles ficam ainda mais.
.Vídeos dos Movimentos:
https://www.facebook.com/jackson.jaco/videos/10208528561761671/
Quer praticar calistenia? Entre em contato
Fanpage: Calistenia Paulo Afonso
Instagram: Calistenia Paulo Afonso
Jackson Jacó: 75 9 8826 9529 (whatsapp)