A presidente Dilma Rousseff se comprometeu a visitar, depois que voltar da sua viagem ao exterior, Pernambuco e outros Estados do Nordeste atingidos pelo surto de bebês com microcefalia.
A promessa foi feita ao governador de Pernambuco, Paulo Câmara, que foi recebido pela presidente no Palácio do Planalto nesta quinta-feira, 26. Segundo o governador, Dilma se mostrou muito preocupada com o aumento do número de casos e colocou o governo federal à disposição para ajudar a controlar a epidemia. “Eu senti da presidente todo o desejo de nos ajudar”, afirmou Câmara. Dilma escalou o ministro da Saúde, Marcelo Castro, para ir ao Recife na próxima Segunda-feira (30) e participar de uma reunião com prefeitos do Estado para discutir medidas conjuntas.
Diante da suspeita de que o vírus da zika é o responsável pela epidemia, o foco imediato das ações será o combate ao mosquito Aedes aegypti, que também transmite a dengue. Pernambuco é o Estado com o maior número de casos de bebês com microcefalia.
Segundo o governador, 175 já foram confirmados, mas há mais de 470 notificados. No Nordeste, já são mais de 800 casos. A preocupação com que o surto se espalhe por Estados de outras regiões fez com que o governo anunciasse, no início da semana, a criação de uma força-tarefa para definir ações práticas. O ministro-chefe da Casa Civil, Jaques Wagner, é o responsável por coordenar o grupo.