Projeto socioambiental realizará entregas de água potável e de reúso para comunidades baianas

Um projeto socioambiental tem como objetivo realizar entregas de água potável e de reúso para cerca de oito comunidades, Cacimbinhas, Lajes dos Negros, Bicas, Queixo Dantas, Borges, Curral Velho, Pacuí e Cercadinho, e aproximadamente 120 famílias dos municípios de Campo Formoso e Juazeiro, no semiárido baiano.

A entrega está prevista para o mês de setembro e poderá possibilitar a reaplicação de Tecnologias Sociais certificadas pela Fundação BB para a estocagem de água da chuva para o consumo do dia a dia.

Fora as 55 cisternas, irão ser construídas também 25 fossas sépticas ecológicas para melhorar o saneamento básico na área rural e serão implantados 60 sistemas de Bioágua para o réuso de águas cinzas (chuveiros e pias) que, depois do processo de filtragem, poderão ser utilizadas na irrigação de alimentos, como tubérculos.

“Vai ser bom, porque agora não vamos precisar comprar alimentos, vamos sobreviver do que plantarmos, colhermos. Não vai ter veneno, tudo natural, além de ser mais uma fonte de renda”, explicou Maricleide Silva de Cruz, moradora da comunidade Cruz II, em Juazeiro.