SSP-BA localiza nove foragidos da Justiça em 24h através de reconhecimento facial

No sábado (23), a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) relatou ter encontrado nove foragidos da Justiça no período de 24 horas através do Sistema de Reconhecimento Facial da pasta.

Até o momento, a SSP-BA contabiliza a prisão de 327 suspeitos de crimes através do Sistema de Reconhecimento Facial. Mesmo assim, o método é muito contestado por entidades ligadas aos direitos humanos, devido à inexatidão do processo de identificação.

O primeiro suspeito, identificado como autor de um assassinato e com mandado expedido pela Vara Criminal de Itapetinga, foi identificado e preso na manhã da última sexta-feira (22), em Itabuna, sul do estado.

Quatro suspeitos de praticar assaltos foram presos no mesmo dia, só que em Salvador. Os homens possuíam mandados de prisão expedidos pelas comarcas de Salvador, Lauro de Freitas e Feira de Santana.

Na manhã do sábado, mais três suspeitos foram presos em Salvador, a SSP-BA informou que, os dois primeiros foragidos teriam envolvimento com roubos na capital e na Região Metropolitana de Salvador, enquanto o terceiro é acusado de tráfico de drogas. Eles possuíam mandados expedidos pela Vara Criminal de Salvador.

Na tarde de sábado, um suspeito com mandados de prisão expedidos nos anos de 2018 e 2021 pelas 7ª e 13ª Varas Criminais de Salvador, pelo crime de roubo, também foi preso.