Na última quarta-feira (17), o ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, afirmou que as contratações de crédito consignado por beneficiários do Auxílio Brasil terão o início em setembro. Depois da edição do decreto do presidente Jair Bolsonaro (PL) que regulamentou a autorização desse empréstimo, o Ministério da Cidadania está elaborando normas complementares para começar as operações.
“Já temos quase 17 instituições financeiras homologadas pelo Ministério da Cidadania aptas à concessão do empréstimo consignado. É um número que mostra o interesse do mercado em estar disponibilizando o crédito para essa população”, explicou o ministro.
O crédito consignado é disponibilizado pelas instituições financeiras com desconto automático das parcelas em folha de pagamento do salário ou benefício. Os beneficiários do Auxílio Brasil conseguirão realizar empréstimos de até 40% do valor do benefício, e a União descontará o valor da parcela todos os meses, até a quitação.
Até o momento, o Ministério da Cidadania não divulgou quais são as 17 instituições financeiras que irão fornecer o crédito consignado aos beneficiários.