Na noite da última sexta-feira (2), por meio do Twitter, o presidente Jair Bolsonaro (PL) fez algumas declarações acerca da igualdade e oportunismo de gênero. O mandatário afirmou que quem provoca deve estar pronto para ser provocado e que não se deve utilizar da condição biológica como escudo. Os tweets não são direcionados para nenhum caso específico, mas ocorre na esteira de críticas à sua ofensa à apresentadora de TV Gabriela Prioli.
“Quando se usa da condição biológica como escudo para ser desrespeitoso e se blindar de resposta à altura, a igualdade dá lugar ao oportunismo”, disse o presidente. “É simples: Quer provocar? Esteja pronto para ser provocado. Está num momento frágil e isso lhe afeta? Respeite e será respeitado.”
Ademais, disse ainda que as pessoas devem ser valorizadas pelo seu “caráter” e comparou as ações da cantora Anitta, apoiadora do candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e alvo frequente de ataques do conservadorismo, com as da princesa Isabel, conhecida por assinar a Lei Áurea.
– Sempre defendi que as pessoas devem ser valorizadas pelo seu caráter. É através de trabalho e valores, não de cor, sexo ou classe, que se conquista o respeito de todos. Princesa Isabel e Anita são mulheres, a diferença está no que elas decidiram fazer pela humanidade.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) September 2, 2022