Muita gente pensa que para entrar no 'BBB' só precisa passar por várias entrevistas, ser indicado por algum conhecido ou ter uma personalidade diferente. Mas, de acordo com informações da colunista Keila Jimenez, do 'R7', antes de entrar para a casa mais vigiada do Brasil, os candidatos são submetidos vários exames médicos, psicológicos e toxicológicos.
Segundo a publicação, por conta disso, muitos dos pré-selecionados são reprovados, já que os exames detectam doenças sexualmente transmissíveis, como HIV, Sífilis e Hepatite B. Ainda de acordo com a colunista, já aconteceu em edições que, de cada dez participantes, três foram eliminados pelo resultado do exame.
Uma fonte revelou à publicação que, após a descoberta, a produção precisa informar o candidato o motivo da eliminação, o que torna um momento muito difícil. Apesar de muitos questionarem se esse tipo de exame não seria uma forma de preconceito, a atração explica que serve como medida de segurança para os demais participantes, já que têm relações sexuais sem camisinha dentro da casa.
Os cuidados se intensificaram depois da participação de Marielza Sousa, em 2005, que deixou o programa após sofrer um AVC (Acidente Vascular Cerebral) dentro da banheira. A publicação ressalta ainda que as regras para a realização dos exames são em quase todas as edições do programa no mundo e a Globo não pretende mudá-las aqui no Brasil.