Publicado no Diário Oficial do Estado deste sábado (30), exoneração, a pedido, de Josias Gomes da Silva, do cargo de Secretário de Relações Institucionais, e de Nelson Vicente Portela Pellegrino, do cargo de Secretário de Turismo. Com as exonerações, os dois reassumem suas vagas na Câmara dos Deputados, até então ocupadas, respectivamente, pelos suplentes Fernando Torres (PSD) e Davison Magalhães (PCdoB).
Em entrevista coletiva esta semana, em Salvador, o governador Rui Costa foi questionado sobre as possíveis exonerações de Josias Gomes e Pellegrino, ambos eleitos para a Câmara pelo PT, e disse que eles poderiam ter que sair temporariamente por conta do início do Ano Legislativo.
"Eles são os únicos dois que podem sair temporariamente do cargo, que tem a ver com a composição com a Câmara dos Deputados. […] Talvez haja a necessidade, o governo federal está articulando isso, de retorno dos deputados que são secretários. Eles podem ser exonerados temporariamente para essa recontagem das comissões", declarou Rui, segundo a Tribuna da Bahia.
A Tribuna lembra que, no ano passado, os secretários foram exonerados temporariamente por duas vezes. No início da gestão de Rui, eles deixaram as pastas para tomar posse nos cargos para os quais foram eleitos em outubro de 2014. Em julho do ano passado, os secretários foram novamente exonerados temporariamente para assumirem os mandatos de deputados e validarem emendas as quais ambos tinham direito. A manobra atendeu a uma determinação do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB).