YouTube retira a publicidade de todos os canais da Jovem Pan

A plataforma de vídeo YouTube desativou a monetizarão de todos os canais da Jovem Pan, na quarta-feira (23). A plataforma tomou a decisão por conta própria, sem ser obrigada por qualquer tipo de sentença judicial.

De acordo com a coluna da jornalista Malu Gaspar, no jornal O Globo, o YouTube revelou que o canal do programa “Os Pingos nos Is”, da emissora, teve diversas infrações das políticas contra desinformação em eleições. Além de desrespeitar as diretrizes de conteúdo para publicidade, incluindo as que se relacionam a temáticas polêmicas e eventos delicados, ações perigosas ou prejudiciais, e outras políticas de monetização.

“Dessa maneira, suspendermos a monetização do canal específico e de outros que façam parte da rede Jovem Pan no YouTube, de acordo com nossas regras”, esclareceu a plataforma de vídeos.

Além da diminuição do valor monetário no YouTube, a Jovem Pan está sendo investigada por uma ação que tramita no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para verificar se a emissora deu um “tratamento especial” a Jair Bolsonaro (PL) durante a campanha. A investigação foi solicitada pela coligação do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

O presidente da emissora, Antônio Augusto Amaral de Carvalho Filho, também está sendo investigado por usar os meios de comunicação de forma indevida.

O PT acusou a Jovem Pan de ser “o ramo mais gritante do bolsonarismo”, com a difusão de notícias falsas, ataques ao sistema eleitoral, ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), além de uma “campanha de difamação” contra Lula.