O presidente do Senado, Renan Calheiros, assegurou que qualquer providência legislativa necessária para combater o mosquito Aedes aegypti terá prioridade de tramitação.
A garantia foi dada nesta quinta-feira (25) na abertura na sessão temática realizada em Plenário sobre a epidemia do vírus Zika no Brasil. “Hoje teremos a chance de coletar propostas e esclarecermos dúvidas para combatermos essa praga nacional, que é esse mosquito. Que dessa sessão saiam sugestões e decisões para enfrentarmos mais essa dor de cabeça do povo brasileiro”, afirmou, de acordo com a Agência Senado.
O senador lembrou que, além de combater o inseto, é preciso considerar os fatores que contribuem para a proliferação. “A falta de saneamento é terreno fértil para sua boa vida, mas também o descaso da população com o lixo e a água parada e toda sorte de desmazelo nas cidades. Por isso, a responsabilidade é de todos nós”, disse.
O combate ao vetor da dengue e da zika está em análise na comissão mista destinada a dar parecer à Medida Provisória 712/2016, editada no fim de janeiro e que integra o esforço do governo federal para conter a proliferação do Aedes aegypti. A MP autoriza, por exemplo, a entrada forçada de agentes públicos de saúde em imóveis abandonados ou sem o responsável presente nos casos identificados de focos de reprodução do mosquito.
O debate desta quinta-feira (25) foi proposto em requerimento apresentado pelo senador Lasier Martins (PDT-RS), com apoio de outros senadores.