No último domingo (27), o rapper baiano Baco Exu do Blues saiu em defesa do cantor Gilberto Gil, após este ter sido atacado verbalmente por apoiadores do presidente Jair Messias Bolsonaro durante a estreia da seleção brasileira na Copa do Mundo, no Catar.
O artista e sua companheira, Flora, foram abordados por torcedores com insultos, enquanto se dirigiam à arquibancada do estádio. Por meio do vídeo publicado por André Janones, é possível ouvir algumas pessoas dizendo: “Vamo, Lei Rouanet“, em referência à lei de incentivo a projetos culturais, e “Vamo, Bolsonaro”.
Conterrâneo de Gil, Baco se revoltou com a situação e convidou os agressores a ‘saírem na mão’ com ele. Alguns internautas também demonstraram indignação com o caso.
“Convido os torcedores que xingaram o Gil no Catar a saírem na mão comigo quando voltarem pro Brasil. Também votei no Lula”.
“Vão nada tudo covardão… A essa hora estão escondidos no hotel e não vão a nenhum estádio. Quanto a voltar para o Brasil, vão voltar disfarçados para fugirem da briga. Queriam aparecer e se deram mal”, respondeu um seguidor.
convido os torcedores que xingaram o gil no catar a sairem na mão comigo quando voltarem pro brasil tbm votei no lula
— baco azeite de dendê da bahia (@exudoblues) November 27, 2022
Criminosos hostilizaram @gilbertogil , a quem presto toda a minha solidariedade. Um artista de 80 anos sendo vítima de golpistas. Vamos denunciar e cobrar punições da FIFA. Já passou da hora dessa gente ir para o lugar que merece: CADEIA! pic.twitter.com/ONu5zwaW94
— Randolfe Rodrigues (@randolfeap) November 27, 2022