Após um confronto difícil, com direito a dois gols na prorrogação, a Seleção Brasileira perdeu para a Croácia nos pênaltis e se retirou da Copa do Mundo do Catar, adiando em mais quatro anos o sonho do hexacampeonato para os torcedores brasileiros.
O croata Luka Modric, dominou o meio-campo, dando trabalho para Casemiro e Lucas Paquetá. Sem grandes oportunidades criadas pelos times, a primeira etapa terminou sem gols.
No segundo tempo, a Croácia não manteve o ritmo dos primeiros 45 minutos. O Brasil, por sua vez, passou a controlar o jogo, chegando ao gol adversário com perigo em algumas situações.
Neymar marcou o primeiro gol nos primeiros 15 minutos da prorrogação, mas os croatas empataram com Bruno Petkovic aos nove minutos da segunda etapa do tempo extra.
Tite tentou modificar o rumo da partida retirando Raphinha, Vinicius Jr. e Richarlison, que cederam o lugar a Antony, Rodrygo e Pedro. Mesmo com as substituições, o gol não aconteceu e o confronto foi para os pênaltis.
Na decisão por pênaltis, Rodrygo e Marquinhos erraram pelo Brasil, enquanto Nikola Vlasic, Lovro Majer, Modric e Mislav Orsic marcaram para a Croácia, que venceu por 4 a 2 e garantiu a classificação.
Agora, a Croácia aguarda quem vencer logo mais o confronto entre Argentina e Holanda. As duas equipes se enfrentam a partir das 18h (de Brasília), no Lusail. A semi-final será disputada na terça-feira, às 18 horas, no principal estádio do Mundial.