Velho Chico já dá motivos para se comemorar. Após o fracasso das últimas novelas exibidas no horário das 21h, a novela com argumento de Benedito Ruy Barbosa e escrita por Edmara Barbosa e Bruno Luperi estreou com índices de audiência satisfatórios, sendo a melhor audiência de uma novela estreante desde Amor à Vida em 2013.
O primeiro capítulo de Velho Chico registrou uma prévia de 34,3 pontos no IBOPE, com picos de 36. Os números das novelas anteriores haviam sido: 31 pontos de A Regra do Jogo, 33 de Babilônia, 32 de Império, 33 de Em Família e por fim, 35 de Amor à Vida, novela de Walcyr Carrasco que foi a última trama do horário a ter bons índices no ibope.
Com uma história repleta de romance, intrigas e abordagem de questões político-sociais, a trama é um potencial sucesso que pode salvar a faixa destinadas às novelas das nove.
Atualmente a Rede Globo vive uma boa fase. Êta Mundo Bom se destaca no horário das 18h, enquanto Totalmente Demais é um enorme sucesso às 19h horas. A faixa das 21h é portanto a única que necessita reconquistar o público.
Apesar das declarações homofóbicas de Benedito Ruy Barbosa terem incomodado boa parte do público e da classe artística, a novela estreou sem boicotes. O diretor, Luiz Fernando Carvalho, repudiou as declarações do veterano autor e reiterou que não só ele, Luiz Fernando, como o resto da equipe que trabalha na novela, compartilham de um pensamento de aceitação. Não se sabe se Velho Chico terá personagens homossexuais ao decorrer de sua história.
A trama atualmente exibe sua primeira fase, contando com um elenco composto por grandes nomes como Rodrigo Santoro, Carol Castro, Selma Egrei, Chico Diaz, Rodrigo Lombardi, Fabíula Nascimento, Tarcísio Meira, entre outros. A trama terá ainda uma segunda fase, antes de alcançar a terceira, que será fixa durante toda a novela.
Na terceira fase o elenco contará com a presença de Antônio Fagundes, Camila Pitanga, Domingos Montagner, Marcos Palmeira, Dira Paes, entre outros. O elenco da terceira fase ainda não iniciou as gravações.