Na última quinta-feira (22), uma plantação de 16.500 pés de maconha, situada na zona rural Lagoa do Mari, município de Sento-Sé, no norte baiano, foi destruída.
Um suspeito encontrado no terreno da plantação foi preso em flagrante. A prisão foi realizada por policiais militares da 96ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Sento Sé), da Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT-Norte) e de unidades operacionais subordinadas ao Comando de Policiamento da Região Norte (CPR-N).
A PM informou, em um comunicado, que as plantas de cannabis já estavam bem crescidas e mediam entre 0,60cm e 1m de altura, aproximadamente. A nota também diz que a plantação era regada pelo sistema de gotejamento e a água era armazenada em um reservatório, que era bombeado.
A fazenda tinha uma estrutura de barracas, que poderia abrigar três pessoas, com redes, panelas, roupas, produtos de higiene, alimentos, fertilizantes, e outros objetos usados para a irrigação. A plantação foi destruída e queimada. Uma amostra foi coletada para as medidas judiciais pertinentes junto à Polícia Judiciária.
O homem foi levado à Delegacia da Polícia Civil de Sento-Sé para a realização do flagrante pelo crime de tráfico de drogas. O material apreendido – uma espingarda de fabricação industrial calibre .36, uma espingarda de fabricação caseira e um celular – também foi apresentado na delegacia.
A apreensão é uma das atividades da Operação Terra Limpa, que já erradicou mais de 810 mil pés de cannabis sativa (maconha) este ano. Foram erradicados 447.200 mil pés apenas no município de Sento-Sé.