O ano iniciou melhor na Bahia depois que o Produto Interno Bruto (PIB) de 2020 foi divulgado. O estudo revelou o grande vencedor do agronegócio em todo o Brasil: São Desidério, no oeste baiano.
A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), em cooperação com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgou dados que apontam que o PIB agropecuário do município é de aproximadamente R$ 3,5 bilhões.
A economia de São Desidério é sustentada basicamente pelo setor agrícola, mais especificamente, na cultura de grãos e na produção de fibras. O município tem a maior área de plantação da Bahia e é o principal produtor de algodão do Brasil.
As atividades agrícolas na Bahia apresentaram um crescimento de 10,5%, durante 2019 e 2020, aumento que contrariou a pandemia global de Covid-19, que afetou a economia como um todo.
Dos três principais setores produtivos (agronegócio, indústria e serviços), apenas o agronegócio fechou o período em alta.
O oeste da Bahia, considerado a principal região produtora do agro no estado, abriga os municípios que lideram o PIB agropecuário. Além de São Desidério, estão Formosa do Rio Preto, Correntina, Barreiras e Luís Eduardo Magalhães. A soja, o milho e o algodão são os principais produtos.