Os munícipes de Glória que têm idade acima de quarenta anos, pressão ocular elevada – identificada ou não por exame, parentes com glaucoma na família, diabéticos, hipertensos ou com miopia devem procurar o sistema para inscrição no mutirão de glaucoma, na Secretaria de Saúde do município, diretamente ou através do agente comunitário de saúde.
“As pessoas que são da raça negra também precisam ficar atentas, ainda que não tenham esses determinantes, a orientação é do próprio Ministério da Saúde”, completou a secretária de saúde, Ademásea Rodrigues.
Documentos necessários: Xerox, RG, CPF, Cartão do SUS, Comprovante de Residência atual.
O programa começou no dia 08/09 e vai até o próximo dia 10 de abril. “Nós temos os indicadores em todos os postos de saúde, e mais informações pelo telefone (75) 3656 -2210”, disse a Ademásea.
A secretária informou ainda que, uma vez que se identifique a doença em alguém, a família também deve vir, independente da faixa etária: “Nós temos alguns casos aqui no município, essas pessoas fazem tratamento em Salvador. Neste momento temos 900 pessoas cadastradas e podemos atingir acima de 1.200 pessoas”.
A secretaria de saúde está disponibilizando transporte, alimentação e cuidados especiais para os pacientes identificados com esta doença. “No memento em que se identifique o glaucoma, se houver a necessidade de cirurgia de catarata já será realizadas posteriormente”.
Segundo explicou Ademásea, Dr. Enádio, diretor da Dentro – Diretoria de Programas Estratégicos de Saúde do governo da Bahia- estará reunido com todos os secretários de saúde da região.
A secretária falou ainda do apoio que tem da prefeita Ena Vilma, para todos os momentos. “Ela que tem um trabalho incontestável e está de parabéns por todo esforço. Nós vamos atingir nossa meta e levar mais qualidade de vida para nosso povo”.