Um adolescente de 16 anos acabou morrendo após ingerir uma grande quantidade de soda cáustica, no balcão de uma loja no Guarujá, em São Paulo. Segundo o depoimento de testemunhas, Heitor Santos foi até lá para comprar um desinfetante. Enquanto aguardava para ser atendido, outro cliente pediu um frasco de soda cáustica.
Conforme o relato, assim que viu a garrafa “semelhante àquelas em que servem sucos e água de coco”, ser depositada ao seu lado, o jovem aproveitou para pegar o frasco e, logo depois, beber o conteúdo.
O estabelecimento comercial informou a imprensa que “para surpresa de todos ali no local, esse jovem [Heitor], pegou esse frasco e sem qualquer motivo abriu o frasco (colocando embaixo do braço), derramando ao chão, ainda que alertado aos gritos pelo funcionário, “Cara isso é soda”, ele levou a boca, não conseguindo (parecia) ingerir e já vomitando”.
A família, contudo, apresenta uma perspectiva diferente da situação. Ele teria pedido água no lugar, recebido o copo e tomado o líquido, acreditando ser o que pediu.
O delegado responsável pelo caso, Flavio Magario, do 2ºDP, afirma que “é certo que a vítima bebeu um líquido no local dos fatos e que este líquido provocou a internação dele”.
Heitor morreu no dia 9 de janeiro, dois dias após começar a sentir dores abdominais. A polícia civil prossegue com as investigações.