O governo federal alterou significativamente os comandos da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal. Na PF, houve 18 substituições nas superintendências. Na PRF, foram dispensados 26 superintendentes, dentre eles Virgílio de Paula Tourinho, da unidade da Bahia.
Virgílio recebeu uma intimação da Justiça Eleitoral devido às operações que dificultaram o trânsito de eleitores nas estradas no segundo turno das eleições.
As alterações foram divulgadas em uma edição extra do Diário Oficial da União, na quarta-feira (18), sendo autenticadas pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa. Ainda não se sabe quem será o substituto na PRF da Bahia.
Os superintendentes regionais da Polícia Rodoviária Federal nos Estados do Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Alagoas, Pará, Paraíba, Amapá, Acre, Mato Grosso, Roraima, Amazonas, Goiás, Tocantins, Sergipe, Rio Grande do Norte, Rondônia, Maranhão, Espírito Santo, Distrito Federal, Pernambuco e Ceará, também foram dispensados.
O delegado Leandro Almada assumiu a superintendência do Rio de Janeiro na PF. Ele conduziu o inquérito sobre a tentativa de interferência na investigação do assassinato da vereadora Marielle Franco e do seu motorista Anderson Gomes. Almada também ocupou os cargos de superintendente na Bahia e no Amazonas.
A superintendência de São Paulo, a maior do país, ficou sob o comando do delegado Rogério Giampaolli, que já foi chefe do COT (Comando de Operações Táticas) e atualmente estava à frente da PF em Sorocaba (SP). Ele será o substituto do delegado Rodrigo Bartolamei, indicado pelo governo Bolsonaro.
Lula havia promovido, antes das recentes alterações, a troca do superintendente da PF no Distrito Federal, após os atos golpistas de 8 de janeiro, que culminaram com a invasão e destruição no Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal.
No Distrito Federal, o delegado Cézar Luiz Busto de Souza foi o escolhido para comandar a PF, no lugar de Victor Cesar Carvalho dos Santos.
Os seguintes superintendentes regionais da Polícia Federal foram nomeados:
- Rio Grande do Norte, Larissa Freitas Carlos Perdigão;
- Mato Grosso do Sul, Agnaldo Mendonça Alves;
- Rondônia, Larissa Magalhães Nascimento;
- Santa Catarina, Aletea Vega Marona Kunde;
- Rio de Janeiro, Leandro Almada da Costa;
- Goiás, Marcela Rodrigues de Siqueira Vicente;
- Sergipe, Aline Marchesini Pinto;
- Pernambuco, Antonio de Pádua Vieira Cavalcanti;
- Maranhão, Sandro Rogério Jansen Castro;
- Mato Grosso, Lígia Neves Azis Lucindo;
- Tocantins, Reginaldo Donizetti Gallan Batista;
- Paraíba, Christiane Correa Machado;
- Alagoas, Luciana Paiva Barbosa;
- São Paulo, Rogério Giampaoli;
- Paraná, Rivaldo Venancio;
- Pará, José Roberto Peres;
- Amazonas, Umberto Ramos Rodrigues;
- Minas Gerais, Tatiana Alves Torres.