Jerônimo afirma que Ponte Salvador-Itaparica é uma das principais demandas para receber investimentos federais

Jerônimo Rodrigues, governador da Bahia, participou, na última sexta-feira (20), da primeira reunião do Consórcio Nordeste de sua gestão, em João Pessoa-PB. No encontro, o gestor conversou com os outros administradores estaduais do Nordeste acerca de quais são as prioridades da região para receber investimentos federais. A Ponte Salvador-Itaparica foi uma das obras mencionadas.

“Nós estamos trazendo uma pauta de água para toda a Bahia, em especial para o semiárido. Novas barragens, abastecimento de água nas cidades, para o turismo e indústrias. Estamos trazendo um sistema rodoviário importante para nós que é a Ponte Salvador-Itaparica e toda rodovia ligando ao continente, no litoral sul, e estamos trazendo também aqui um tema da questão ambiental que é a recuperação do Rio São Francisco e dos rios que abastecem a nossa calha porque é de onde nós abastecemos as nossas cidades”, disse Jerônimo.

Na semana passada, o governo estadual criou uma comissão para fiscalizar os recursos de um empréstimo de 300 milhões de dólares, utilizado para bancar a construção de toda a rede de vias que liga a Ponte Salvador-Itaparica. Além de obras de construção, a lista de prioridades engloba demandas sociais, como acabar com a fome, gerar empregos, lidar com a escassez de água, energia elétrica e internet, questões residenciais, entre outras.

“Nós tivemos uma ausência total do governo federal nos últimos quatro anos em relação aos municípios e estados e a gente quer restabelecer isso. Não se faz política isolada. E dentro deste contexto, estamos trazendo e discutindo as nossas propostas de ações produtivas, por exemplo, produção de energia renovável, retomada dos programas Minha Casa Minha Vida, Água para todos, Luz para Todos, incluímos o Internet para Todos, para a conectividade acontecer de forma mais dinâmica. Então, são projetos estruturantes, de inclusão”, explicou Jerônimo.

O Consórcio Nordeste espera que haja um desbloqueio dos investimentos federais nos estados. Os governadores do Nordeste construíram uma lista de prioridades que será mostrada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em uma reunião marcada para o final do mês de janeiro.