A pequena Eloah, que está fazendo 4 meses, tem muito para celebrar. Ela veio ao mundo no dia 25 de setembro de 2022, com somente 22 semanas de gestação, pesando 520 gramas, no Hospital Santa Marta (HSM), situado em Taguatinga Sul. A garotinha permaneceu hospitalizada por todo esse tempo, mas lutou e saiu vitoriosa. Esta semana ela foi liberada, para alegria de todos os parentes.
Marcos Guimarães, médico responsável pela UTI neonatal do hospital, comenta sobre o caso incomum. Isso porque os bebês que nascem muito prematuramente têm grandes chances de não sobreviver ou de apresentar problemas nos órgãos, como sequelas pulmonares e oculares. De acordo com o especialista, Eloah está “saudável e sem riscos de sofrer com problemas sérios ao longo da vida”.
O coordenador salienta que, em situações como a de Eloah, a hipótese de morte é de aproximadamente 84%. Segundo ele, a equipe médica ajudou para que o caso tivesse um final feliz.
“Foram feitas diversas avaliações sobre as funções fisiológicas dos órgãos da Eloah e ela responde bem a todas elas”, disse Marcos.
A mãe da criança, a auxiliar administrativa Ana Cláudia, de 32 anos, não consegue esconder a alegria de finalmente poder retornar para sua residência.
“Nunca duvidei que ela sairia viva do hospital. Agradeço muito a Deus, às mães que me deram apoio durante este período de internação e aos profissionais de saúde do HSM. A vontade que tenho é de sair gritando pelo hospital, porque estou indo para casa”, comemora a residente de Águas Lindas (GO).