Na terça-feira, 19 de abril – dedicado ao índio – a prefeita de Glória, Ena Vilma Negromonte (PP), esteve em algumas aldeias visitando comunidades indígenas, conversando e assistindo algumas apresentações.
O município de Glória, felizmente, conservou uma população indígena numerosa, distribuída em reservas, também em terrenos particulares. Nesta visita, acompanhada do secretário de agricultura, Gilvan Lisboa, e dos vereadores Nido de Dotor e Gilmar Pereira, ambos do PP, a prefeita esteve nas comunidades: Baixa das Pedras e Quixaba, com as tribos: Kantaruré e Xucuru- Kariri respectivamente.
“Estou sempre com eles, mas neste dia, sei que é importante visitá-los, trazer apoio, e saber se está tudo bem, ficar mais um pouco, participar dos festejos e conversar”, disse a prefeita.
Uma professora da rede municipal também levou alunos para conhecerem a tribo, acompanhar as apresentações, conversar com o cacique que explicou também para que serve alguns objetos utilizados por eles.
O cacique Jedelson aproveitou para convidar a comitiva de Ena Vilma para dançar o toré, passava pouco mais do meio dia: “Estamos aqui desde os mais velhos, hoje é um dia feliz para nós, com a nossa prefeita e os vereadores aqui, vamos dançar daqui a pouco”.
Já na Quixaba, a prefeita foi recepcionada pela cacica Almerinda, da tribo Xucuru- Kariri.
“São índios que migraram de Alagoas, do município de Palmeiras dos Índios, e que estão num processo junto ao governo federal, para que suas terras se tornem uma reserva”, explicou Carlos Roberto Santos, coordenador regional da Funai.
Fotos: ASCOM Glória