A Netflix anunciou nesta quarta-feira (1) como funcionará o bloqueio do compartilhamento de perfis. De acordo com a nova política, que será implementada inicialmente nos Estados Unidos, a suspensão ocorrerá para os clientes que estiverem fora da residência do dono da conta. Para isso, a empresa passará a pedir que os aparelhos se conectem à rede Wi-Fi da casa principal pelo menos uma vez a cada 31 dias para ter acesso.
A novidade foi publicada no Centro de Ajuda da plataforma, explicando o funcionamento dessa análise em determinados intervalos de tempo. Até o momento, esses dados não estão disponíveis na página de suporte no Brasil, o que sugere que essa medida ainda não é válida neste país.
A postura da companhia em relação ao compartilhamento de senhas já vinha sendo tratada há um tempo. Porém, até o momento, a discussão girava em torno de uma cobrança extra para os outros perfis de cada conta. A nova política do streaming não aborda essa taxa e passa direto para a limitação do acesso. Não está claro se isso é definitivo ou se será implementado posteriormente.
Como funcionará o bloqueio de compartilhamento de contas:
A Netflix explica que a recente ação é para impedir que somente os perfis que não vivem no mesmo endereço que o titular da conta acessem o serviço.
“Residência Netflix” é um conceito criado a partir do trânsito de dados como endereços de IP, atividade da conta e IDs dos aparelhos usados pelos moradores, para a empresa definir quais são os dispositivos vigiados e as redes que esses aparelhos costumam se conectar. Todos os acessos que não seguirem o protocolo serão suspeitos e o uso será bloqueado. Para não ser impedido de usar, o aparelho precisará se conectar à rede Wi-Fi de uma “residência Netflix” pelo menos uma vez por mês.
Dessa maneira, o proprietário da conta e as pessoas que vivem com ele não devem ser afetados, afinal, todos os dispositivos estão constantemente conectados na rede principal.
O que acontece se a Netflix bloquear o aparelho:
Aqueles que tiverem seu aparelho bloqueado, precisarão entrar em contato com a Netflix para reaver o acesso. Com isso, será necessário acionar o suporte da empresa para que o dispositivo seja desbloqueado.
Pensando nisso, a companhia definiu, há alguns meses, a possibilidade de que usuários transfiram perfis de uma conta para a outra. O motivo para isso é incentivar que o pessoal que usa senhas emprestadas assine o levando seus dados de uso para a nova conta sem perder suas maratonas e dados do algoritmo de sugestão.
O que fazer em caso de viagens:
Para esse caso, o Centro de Ajuda da empresa afirma que a plataforma pode solicitar um código temporário para acessar a conta nesses novos dispositivos e redes.
Dessa forma, ao tentar fazer o primeiro acesso ao seu perfil, a Netflix irá enviar um e-mail para o endereço cadastrado com um código numérico que deve ser inserido no dispositivo. O aparelho, então, ficará autorizado por sete dias.