O recurso de identificação de acidentes do iPhone 14 ajudou a salvar cinco vítimas após um sério acidente em Launceston (cidade na ilha da Tasmânia, na Austrália), na madrugada da última segunda-feira (30). A batida ocorreu quando uma caminhonete, que levava quatro cavalos num trailer, perdeu o controle e foi para fora da pista. Todos os passageiros do veículo ficaram desacordados após o impacto e sofreram lesões, enquanto dois cavalos morreram.
A colisão, que ocorreu por volta da 1h45, foi registrada pelo iPhone 14 de um dos ocupantes, que enviou um chamado de emergência para os serviços de socorro. Na caminhonete, estavam cinco jovens com idades entre 14 e 20 anos que voltavam de um estábulo de corrida de cavalos. Um dos passageiros teve ferimentos graves e necessitou de transporte aéreo para Melbourne.
A polícia local afirmou que, em situações como essa, em que há vítimas gravemente feridas, o alerta rápido emitido pelo iPhone 14 pode ser essencial para salvar as pessoas. A inspetora de polícia da Tasmânia, Ruth Orr, explicou que foi uma boa combinação de sorte com a detecção do acidente, já que a polícia estava perto — o que deu agilidade ao resgate.