O TikTok é o aplicativo de rede social mais utilizado por crianças e adolescentes pelo segundo ano consecutivo. Uma análise conduzida pela empresa de programas Qustodio mostrou que a plataforma de vídeos breves ultrapassou até o Snapchat e o YouTube, que era o primeiro colocado em pesquisas de anos anteriores.
Os dados são mais significativos quando medidos entre o público mais jovem, de 4 a 18 anos, demonstrando o poder de influência do TikTok. Em junho de 2020, a rede chinesa ultrapassou o YouTube e, desde então, não abandonou mais a liderança. O aplicativo fica atrás apenas do jogo Roblox, que tem uma média de três horas de uso diário.
Em 2022, a média de tempo TikTok foi de 107 minutos por dia, contra somente 67 minutos do YouTube, fato que demonstra o forte domínio dos chineses sobre os norte-americanos.
As redes sociais têm muitas crianças e adolescentes, como os profissionais de comunicação já sabiam. Menores de 12 anos não podem usar o TikTok, mas acessam com idade falsa ou pelos perfis dos pais.