Governo Lula libera a construção de ferrovia que conectará Bahia a Minas; entenda

Na última terça-feira (7), a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) deu o seu aval para a construção e exploração de uma nova ferrovia, que ficará entre Caravelas, no sul da Bahia, e Araçuaí, em Minas Gerais.

A autorização foi divulgada na edição do Diário Oficial da União (DOU). O prazo inicial será de 98 anos. A construção da ferrovia será responsabilidade da empresa Porto Caravelas MTC Construção e Adminstração Portuária SPE Ltda. O acordo, contudo, ainda será ratificado.

A Ferrovia Bahia-Minas terá 578 km de extensão com a possibilidade de criação de ramais para Teixeira de Freitas/BA (32,35 km) e à fábrica da Suzano, em Itabatã, distrito de Mucuri (16,5 km).

Quando o tema é o transporte de cargas, as ferrovias são importantes vias para diminuir o custo do que será exportado, como explica Antônio Carlos Bonassa, docente de cadeias de suprimentos do curso de Administração da ESPM.

“O retorno da utilização de uma estrada que liga Bahia à Minas é importante porque as maiorias dos produtos produzidos no interior têm que ser transportados de caminhão. Além de um custo muito maior que aumenta o preço do produto, há uma sobrecarga do sistema rodoviário”, explicou o professor.

Há ainda produtos da própria região sul da Bahia que deverão ser mais facilmente comercializados, como evidencia o prefeito de Caravelas, Sílvio Ramalho (PP).

“Nós temos exportação de muitos produtos locais, como melancia e mamão, que são exportados para o Sudeste e depois para a Suíça. A ferrovia vai facilitar a vazão de produtos com um custo mais baixo”, analisou.