Na noite do último domingo (19/2), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se pronunciou, através das redes sociais, quanto às intensas tempestades que têm atingido o estado de São Paulo. O chefe do Executivo federal garantiu que visitará a região nesta segunda-feira (20/2) para “acompanhar os esforços de enfrentamento dessa tragédia”.
“Todo o governo federal, através da Defesa Civil e das Forças Armadas, estão à disposição e atuando para ajudar no que for necessário e somar esforços ao governo de São Paulo e prefeituras no auxílio às vítimas”.
Amanhã irei para São Paulo visitar a região e acompanhar os esforços de enfrentamento dessa tragédia. https://t.co/FSV8nz6lRP
— Lula (@LulaOficial) February 19, 2023
Lula continuou: “Vamos reunir todos os níveis de governo e, com a solidariedade da sociedade, atender feridos, buscar desaparecidos, restabelecer as rodovias, ligações de energia e telecomunicações na região”.
Vamos reunir todos os níveis de governo e, com a solidariedade da sociedade, atender feridos, buscar desaparecidos, restabelecer as rodovias, ligações de energia e telecomunicações na região. Meus sentimentos às famílias que perderam pessoas queridas nesta tragédia.
— Lula (@LulaOficial) February 19, 2023
Já foram registradas 19 mortes, 228 desalojamentos e 338 desabrigamentos oficiais devido às intensas chuvas que atingiram o litoral paulista entre a noite de sábado (18/2) e a manhã deste domingo (19/2).
O governo de São Paulo decretou estado de calamidade pública nos municípios de Ubatuba, São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Bertioga, os mais afetados pelo temporal.