Moradores de São Sebastião, cidade localizada no Litoral Norte de São Paulo, foram às ruas para ajudar a resgatar bebês e crianças após as fortes chuvas que atingiram a região. Em um vídeo publicado pelo prefeito da cidade, Felipe Augusto (PSDB), é possível ver as pessoas formando uma corrente humana e passando as vítimas de mão em mão para mantê-las a salvo da lama que tomou conta das ruas. A cidade foi uma das mais afetadas pelas chuvas, com diversos pontos de alagamento, deslizamentos e desabamentos.
As chuvas, que ocorreram desde a madrugada do domingo, deixaram um saldo de 36 mortes, segundo informações do governo do estado e da prefeitura de São Sebastião. Dessas, 35 foram em São Sebastião, sendo 31 em Barra do Sahy, duas em Juquehy, uma em Camburi e uma em Boiçucanga. Além disso, uma menina de 7 anos morreu em Ubatuba com o deslizamento de uma pedra de 2 toneladas. Há também 228 pessoas desalojadas e 338 desabrigadas. Os números foram divulgados às 22h45m.
O volume de chuvas em 24 horas ultrapassou a média esperada para todo o mês de fevereiro. Em São Sebastião, choveu o dobro do esperado para o mês, com 627 mm, segundo a Defesa Civil, enquanto a média é de 303mm. As fortes chuvas também causaram deslizamentos de terra na Vila do Sahy e na praia da Baleia. Para atender a população, o Exército foi acionado com seus helicópteros de maior porte para chegar aos locais de difícil acesso.
Com a situação ainda crítica, equipes de resgate e voluntários seguem trabalhando para atender a população e minimizar os impactos causados pela tragédia. O governador Tarcísio Gomes de Freitas decretou estado de calamidade pública por 180 dias em seis cidades atingidas pelas chuvas, e o governo federal já anunciou o envio de recursos para a região.
Em meio à tragédia, campanhas para ajudar os atingidos pelas chuvas já estão em andamento. A prefeitura de São Sebastião disponibilizou locais de arrecadação, como o Fundo Social da prefeitura, na rua Capitão Luiz Soares, 33, no centro, e unidades regionais. O Instituto Verdescola também está recebendo doações na Avenida Marginal, 44, na Praia Barra do Sahy, em São Sebastião.