Nesta quarta-feira (1º), o Governo da Bahia pronunciou-se contra o vereador de Caxias do Sul, Sandro Fantinel (Patriota), após o parlamentar, em uma sessão na Câmara de Vereadores do município, ter proferido discursos xenófobos contra os trabalhadores baianos.
A Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE-BA) deve fazer uma representação hoje contra Fantinel para os ministérios públicos federal e estadual. A decisão foi tomada após o órgão ter sido acionado pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT).
Na última terça-feira (28), o petista emitiu uma nota de repúdio ao pronunciamento do parlamentar. Além disso, a PGE-BA estuda dar entrada em uma ação indenizatória de reparação, de natureza compensatória, por dano moral.
Durante sessão na Câmara de Caxias do Sul, o vereador questionou o escândalo do caso de trabalhadores resgatados em situação de escravidão em vinícolas do Rio Grande do Sul.
Na ocasião, o membro do Patriota sugeriu que os produtores da região “não contratem mais aquela gente lá de cima”, se referindo a trabalhadores vindos da Bahia e afirmou que “a única cultura que os baianos têm é viver na praia tocando tambor“.