Instagram: queda global afeta usuários em diversos países, mas serviço é restabelecido

A rede social Instagram, de propriedade da empresa Meta, voltou a funcionar após uma breve interrupção global ocorrida na madrugada desta quinta-feira (9), como informou a agência Reuters. Embora a falha não tenha afetado a todos os usuários, o site Downdetector, que rastreia interrupções, registrou mais de 53 mil reclamações.

De acordo com o Downdetector, as notificações de interrupções ocorreram entre as 22h de quarta-feira (8) e as 2h da manhã de quinta-feira. A Meta explicou que o problema foi técnico e já foi solucionado. Usuários relataram dificuldades para fazer login, conexão e atualização no aplicativo móvel.

O Instagram divulgou uma mensagem em seu Twitter informando: “No início desta noite, um problema técnico fez com que as pessoas tivessem problemas para acessar o Instagram. Resolvemos esse problema o mais rápido possível e pedimos desculpas pelo inconveniente”.

Após a solução do problema, o Downdetector registrou uma queda nas reclamações nos Estados Unidos, Reino Unido, Índia, Japão e Austrália.

Embora a interrupção tenha sido breve, ela se junta a uma série de problemas técnicos enfrentados por empresas de tecnologia em todo o mundo. Na mesma semana, o Twitter passou, novamente, por uma interrupção que afetou usuários em todo o mundo. Foi a sexta queda da rede social somente neste ano.

O CEO do Twitter, Elon Musk, explicou que as falhas ocorreram por uma “pequena mudança na API [que] teve ramificações massivas. A pilha de código é extremamente frágil sem um bom motivo”.

Desde que assumiu o Twitter no ano passado, o CEO enfrenta diversas críticas e é conhecido por ser um “gerador” de polêmicas em decorrência das grandes mudanças que realizou na mídia social. Um exemplo é o projeto de alterar a API para uma versão paga, que contou apenas com um engenheiro.