No último sábado (11), um homem, identificado como Givanildo Lino Silva, morreu após uma ação policial no bairro de Portão, em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador. Segundo a família da vítima, Givanildo foi confundido com criminosos e os policiais militares chegaram atirando no local.
A Polícia Militar alega que durante rondas na localidade conhecida como Vila Nova de Portão no Pé Preto, os PMs avistaram um grupo de homens armados e houve um confronto. Após a troca de tiros, Givanildo Silva foi encontrado caído no chão e foi socorrido para o Hospital Menandro de Faria, mas não resistiu aos ferimentos.
De acordo com a PM, uma pistola calibre .40, sete munições de .40, 34 pinos de cocaína e 79 trouxas de maconha foram encontrados com o homem. Entretanto, a família nega esses fatos.
O caso gerou protestos na região e a família da vítima cobra por justiça. A morte de Givanildo Silva reacende o debate sobre a violência policial e o racismo estrutural no Brasil.
Ainda é preciso aguardar as investigações para entender o que realmente aconteceu na ação policial que resultou na morte de Givanildo Silva. A PM deve se pronunciar oficialmente sobre o caso e dar mais detalhes sobre a operação.