Na madrugada desta quinta-feira (16), um homem suspeito de comandar ataques violentos no Rio Grande do Norte de dentro do presídio de Salvador foi transferido para uma unidade de segurança máxima. Segundo informações da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), o suspeito foi identificado como Judson Bezerra Araújo Batista. O nome da unidade para onde ele foi transferido não foi divulgado por questões de segurança.
Judson é apontado como o líder de um esquema criminoso que teria ordenado diversos ataques no Rio Grande do Norte a partir do presídio de Salvador, onde ele estava cumprindo pena por outros crimes. Além dele, outros três internos também foram identificados como suspeitos de participarem do esquema criminoso, mas não foram transferidos para outra unidade.
Durante uma revista na cela do acusado, a Seap encontrou, escondidos dentro do chuveiro, itens usados para comunicação necessária ao comando dos crimes: dois celulares, dois fones de ouvido e um carregador. A partir desses aparelhos, Judson teria ordenado ataques em várias cidades do Rio Grande do Norte, incluindo incêndios a ônibus e prédios públicos.
Com o objetivo de dificultar a comunicação do suspeito com seus comparsas e garantir a integridade física do preso e outras pessoas envolvidas no caso, Judson foi transferido para uma unidade de segurança máxima. A operação contou com o apoio de equipes do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Bahia.
A Seap informou que continuará investigando o caso para identificar outras pessoas envolvidas no esquema criminoso. A transferência de Judson para a unidade de segurança máxima deve dificultar a continuidade dos ataques ordenados por ele, mas as autoridades alertam para a necessidade de manter a vigilância para evitar novos episódios de violência no Rio Grande do Norte.