5 Ferramentas Para Acelerar O Seu Windows 10 

O Windows 10 é um sistema operacional bastante popular, mas está longe de ser perfeito. É comum encontrar usuários reclamando de problemas de funcionamento. Felizmente, há algumas ferramentas que vão te ajudar a lidar com esse tipo de problema.

Aqui vamos apresentar 5 ferramentas que podem deixar o seu Windows 10 rápido como uma bala.

1 – Um bom VPN

Um VPN é um software que cria uma rede privada dentro de uma rede pública. Ele foi feito para aumentar a sua privacidade e é perfeito para quem precisa fazer acesso remoto. Recomendamos as versões pagas, mas usar um VPN grátis é melhor do que não usar um VPN, tudo depende do seu orçamento. No geral, esse tipo de software não é caro

Um VPN tem várias finalidades. Além de aumentar sua segurança e privacidade, você também pode usá-lo para acessar conteúdo que não está liberado no seu país. Por causa disso há muitos usuários de streaming utilizando VPNs.

2 – Um bom antivírus

Algumas pessoas acham que um antivírus é apenas para proteção e não vai ajudar com problemas de lentidão do Windows 10. A verdade é que são justamente os vírus e malwares que podem deixar o seu sistema lento.

Dessa forma, utilizando um bom antivírus você vai estar eliminando o problema na raiz. Ou melhor, você vai estar impedindo que o problema apareça para começo de conversa.

Existem centenas de softwares antivírus. Alguns deles são pagos, outros são gratuitos. No geral, as versões pagas são melhores, mas há muitos produtos de qualidade sendo disponibilizados de graça na internet.

3 – IObit Advanced SystemCare

O IObit Advanced SystemCare é um programa feito especialmente para otimizar o seu sistema. Ele vai escanear o seu PC, apagar arquivos desnecessários e mostrar alguns passos que podem ser tomados para melhorar o funcionamento geral.

Há muita coisa dentro de um Windows 10 que deixa todo o sistema lento. Estamos falando de arquivos temporários, entradas de registro inválidas e etc. Lidar com isso diretamente é inviável, mas você pode usar o IObit Advanced SystemCare para tomar conta de tudo.

4 – Ccleaner

Este é um velho conhecido dos brasileiros e dos usuários do Windows de uma forma geral. O CCleaner é um dos programas mais antigos no que diz respeito à aceleração de sistemas operacionais da Microsoft.

Ele não só é parecido com o IObit Advanced SystemCare como também é considerado o seu principal rival. O CCleaner vai limpar arquivos indesejados, remover entradas inválidas e etc. Existem versões grátis desse programa que funcionam muito bem.

5 – Iolo System Mechanic

O Iolo System Mechanic serve para acelerar o seu sistema e adicionar uma camada extra de proteção quando você navega na internet. Isto quer dizer que ele é parecido com os dois programas mencionados anteriormente, mas, ao mesmo tempo, oferece recursos adicionais.

Se você gosta de explorar a internet e acessar websites que a maioria das pessoas não conhece, faz bastante sentido utilizar este programa. Se não for o seu caso, o IObit Advanced SystemCare e o CCleaner devem ser o bastante.

Uma dica sobre a utilização do seu sistema operacional

Podemos comparar um sistema operacional com um carro. A forma como você o utiliza vai dizer o quão bem ele vai se comportar nos próximos anos. Isto é, o funcionamento de um carro depende bastante do seu motorista.

Coloque uma gasolina ruim no seu veículo e ele não vai funcionar tão bem quanto deveria. O mesmo acontece com o seu Windows 10. Se você tem o hábito de instalar programas de origem duvidosa, cedo ou tarde pode acabar tendo problemas no sistema. 

Mas, se você é cuidadoso na hora de utilizar o seu Windows 10, se você o usa da forma que deveria, ele vai funcionar tão bem quanto pode. Portanto, é interessante se manter atualizado e usar o Windows 10 de forma correta. 

Na verdade, isso é válido para qualquer sistema operacional. É claro, as ferramentas certas, como um bom antivírus, vão te ajudar com essa tarefa.

Considerações finais

Bom, essas são as ferramentas que vão te ajudar a manter o seu Windows 10 tão rápido quanto possível. É normal notar uma lentidão no sistema com o passar do tempo, mas com a ajuda da ferramenta certa você pode mudar essa tendência.