A Operação Unum Corpus, deflagrada pela Polícia Civil em mais de 400 cidades do interior da Bahia, resultou nesta quinta-feira (16), na prisão de cinco homens suspeitos de integrar uma facção criminosa com atuação em Valença, no sul do estado. Segundo a delegada Rogéria Araújo, diretora do Departamento de Polícia do Interior (Depin), os suspeitos eram conhecidos pela violência com que agiam contra seus desafetos. Em alguns casos, as vítimas tiveram suas cabeças arrancadas.
Além disso, durante a operação, foi presa uma mulher que tinha mandado de prisão em aberto por homicídio em Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo Baiano. Ela foi detida durante uma visita íntima a seu companheiro que está detido na Penitenciária Lemos de Brito, na Mata Escura, quando se preparava para entrar na unidade prisional.
Em Itapetinga, no centro-sul baiano, um homem suspeito de participar de um assalto a banco em Iguaí, também no centro-sul, foi morto ao resistir à prisão e entrar em confronto com policiais.
Até o momento, mais de 240 pessoas já haviam sido presas com a ajuda de cerca de 1 mil policiais. A Polícia Civil baiana afirma que o número de prisões em um mesmo dia é um recorde da instituição. Na sétima fase da Operação, deflagrada em novembro de 2022, 680 pessoas foram presas por suspeita de envolvimento com o tráfico de drogas, estupro e violência doméstica.
A Operação Unum Corpus tem como objetivo combater o tráfico de drogas e outras atividades criminosas no estado da Bahia. A polícia tem utilizado uma série de estratégias, incluindo ações de inteligência e investigação, para identificar e prender suspeitos de crimes. As operações têm sido bem-sucedidas em reduzir a violência e o crime em diversas cidades da Bahia.
Polícia faz operação mirando homicidas e traficantes da Bahia pic.twitter.com/xluSzCmKvT
— bnewsvideos (@bnewsvideos) March 16, 2023