Se você é fã de coxinha e procura uma novidade para surpreender o paladar, precisa conhecer a vatapinha. Criada pela carioca Hanna Soares, a receita leva massa feita à base de vatapá e recheio de moqueca de chuchu. O sucesso da iguaria tem sido tão grande que agora ela virou um ovo de Páscoa salgado.
De acordo com Hanna, a ideia do coxovo surgiu porque ela não é fã de doces e queria uma alternativa salgada e sem produtos de origem animal para comemorar a data. A massa da coxinha é moldada em forma de ovo, recheada com opções de jaca, vatapinha e shiitake, e decorada com coxinhas para acompanhar. Além disso, o cardápio de Páscoa do restaurante/buffet Veganas Baianas ainda oferece o empadovo, nos sabores de palmito, moqueca de chuchu e tomate seco com rúcula.
As criações de Hanna não param por aí. O restaurante tem ainda o cakexinha, um bolo feito com massa de coxinha, e a coraxinha, um grande coração feito com a mesma base, produzido especialmente nas épocas do Dia dos Namorados.
O Veganas Baianas surgiu em 2016, quando Hanna se mudou para Salvador e sentiu falta de opções de comida vegana na cidade. Desde então, ela tem criado receitas que atendem aos desejos dos próprios fundadores do negócio.
“Todas as minhas receitas eu desenvolvi coisas que eu gosto de comer. Então, eu cozinho como se estivesse me alimentando. Cozinho com muito amor”, explica.
As receitas da empreendedora têm feito sucesso entre os clientes, principalmente nas feiras de gastronomia que acontecem no Parque da Cidade, em Salvador, uma vez por mês. O Veganas Baianas foi convidado para integrar o time de restaurantes no AFROPUNK em novembro de 2022, o que rendeu bons resultados e a contratação de pessoas extras para atender a demanda.
Para o futuro, Hanna tem planos de transformar as entregas também em um ponto fixo, um boteco, para atender a uma necessidade que ela vê enquanto vegana: a carência de um lugar para sentar e tomar uma cerveja com petiscos veganos sem precisar pensar no que pedir.